terça-feira, 10 de novembro de 2009

Olinda - 300 anos do 1º Grito de República!.... 10.11.2009

Histórico – O DIA 10 DE NOVEMBRO DE 1710 foi a data em que se deu o 1º Grito da República. Em seguida, sustentou-se uma luta contra os portugueses aqui residentes e a própria coroa lusitana, na chamada “Guerra dos Mascates”. Antes disso, já houvera movimentos de resistência aos colonizadores europeus, de natureza popular, formados principalmente por negros e indígenas, como o Quilombo dos Palmares e a Confederação dos Tapuias, no Brasil. Somente 66 anos depois do nosso grito de República houve algo semelhante em Boston, Filadélfia, que resultou na fundação dos Estados Unidos.

A cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pode ser chamada de “mãe da República”. Mas sua contribuição foi muito além daquele evento tricentenário. Há duzentos anos, o seu Seminário era a melhor escola do País, ao nível dos mais destacados liceus da França, por lá tendo passado líderes políticos e pensadores como Frei Caneca, Arruda Câmara, Azeredo Coutinho, Padre Miguelinho, João Ribeiro Montenegro e vários outros que tiveram fundamental participação no processo de independência e na fundação da nação brasileira.

E ainda na primeira metade do século XIX ela daria seguimento à sua vocação de centro irradiador do pensamento nacional, sediando, juntamente com São Paulo, um dos dois primeiros cursos de Direito, assim como as primeiras faculdades brasileiras de Agronomia e de Veterinária. Abraços em todos!....

Um comentário:

Unknown disse...

A Câmara Municipal de Olinda tem o prazer de informar que as homenagens em Olinda em relação ao Projeto “OLINDA 300 anos de República”, que ocorrerá em 2010 estão tendo prosseguimento, tendo ocorrido ontem, feriado, dia 10 /11, evento do Poder Executivo Municipal de Olinda, sob o Comando do Prefeito Renildo Calheiros e a Câmara M. de Olinda, sob a Presidência do Vereador Marcelo Soares, com Desfile Cívico e Militar, resgatando esse tipo de cortejo em Olinda, na Cidade Alta, com desfile dos Colégios municipais, Estaduais e Particulares, Bandas , fato histórico com a participação do 7º GAC , 14º Batalhão de artilharia, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Federal Escola de aprendizes de Marinheiro , SAMU, todos dentro do sentimento da imortal frase do Hino de Pernambuco, de Oscar Brandão, de que " A República é filha de Olinda."
Valéria Feijo
Secretária Geral da Câmara de Olinda