quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nossa Senhora do Carmo... Senhora do Carmelo... 16.07.2009




















Proclamação da padroeira do Recife completa cem anos nesta quarta

Nossa Senhora do Carmo foi proclamada padroeira do município pelo Vaticano em 15 de julho de 1909

Foto anterior

Mover

Foto anterior

Apesar do feriado em homenagem a padroeira do Recife – Nossa Senhora do Carmo - só ser no dia 16 de julho, o dia 15, que este ano cai nesta quarta-feira, também é dia de festa na capital pernambucana. Há cem anos, Nossa Senhora do Carmo foi proclamada padroeira do município.

O pedido foi feito pelos próprios moradores na época em que o Recife estava em crescimento e o comércio se fortalecia. A Igreja Católica também passava por mudanças, uma reação a expansão de outras religiões. Desde de que o Brasil era colônia de Portugal, o protetor da capital de Pernambuco era Santo Antônio . Mas Nossa Senhora do Carmo também ganhava devotos.

“Vieram os frades espanhóis, no final do século dezenove, e repovoaram os conventos, restauraram a província, e digamos, nessa época, a festa do Carmo que já tinha um vulto significativo muito grande na vida do povo do Recife, transforma-se assim, na grande festa católica popular do povo do Recife”, contou Frei Francisco de Sales.

Em 1908 o fiéis , principalmente, os comerciantes, fizeram uma campanha para tornar Nossa Senhora do Carmo padroeira da cidade. “Eu vejo essa presença de Nossa Senhora como padroeira da cidade, como o movimento de uma certa classe social, que quer se afirmar dentro da sociedade e afirmando também um novo tipo de catolicismo no Brasil”, disse o historiador Severino Vicente.

No ano seguinte veio a resposta do Vaticano e no dia 15 de julho de 1909 foi publicada a decisão do papa Pio X onde proclamava Nossa Senhora do Carmo a padroeira do Recife. O conteúdo do documento foi gravado em uma pedra de mármore que fica na entrada da Basílica do Carmo, no centro da cidade.

Mesmo com a decisão, Santo Antônio continuou como padroeiro da cidade, mas no calendário oficial, só é feriado o dia 16 de julho, por ser essa uma das maiores festas da cidade.



A devoção a santa protetora do Recife completa cem anos e se renova a cada dia. Nas canções de louvor, nas orações silenciosas. “É como uma conversa que a gente procura ajuda, como se você estivesse conversando com sua mãe”, disse o representante comercial Manoel Júnior.

E é na fé que muitos fieis superam a dor. “Nós conseguimos muitas graças. Consegui uma e estou vindo agradecer a graça recebida. Foi a saúde de minha irmã. Ela esteve bem ruim, ficou internada. Eu pedi e ela ouviu. Pede a mãe, que o filho atende”, disse a aposentada Eunice Fernandes da Silva.


Nenhum comentário: